O Governo de Minas anunciou o Lote Rodoviário Vetor Norte, um novo projeto de concessão para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com o objetivo de aprimorar a mobilidade e a infraestrutura rodoviária local. Para garantir mais participação da sociedade, foi aberta uma consulta pública na última quarta-feira (13/11), permitindo que cidadãos e demais interessados enviem contribuições para o desenvolvimento do projeto. Para saber mais acesse o link:

http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/page/2552-consulta-publica-lote-8-vetor-norte

1. O que é o Lote Rodoviário Vetor Norte?

O Lote Rodoviário Vetor Norte é um projeto do Governo de Minas, anunciado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), para melhorar a mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e fortalecer a infraestrutura rodoviária da região.


2. Quais municípios são abrangidos pelo Lote Rodoviário Vetor Norte?

O Lote Rodoviário Vetor Norte abrange 123,4 km de rodovias que passam por treze municípios: Belo Horizonte, Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.


3. Quando será aberta a consulta pública para o projeto?

A consulta pública será aberta no dia 13 de novembro e estará disponível no site da Seinfra, permitindo que a população contribua para o aprimoramento do projeto.


4. Quais são os principais investimentos previstos para o Lote Rodoviário Vetor Norte?

O projeto prevê a construção de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos, a implantação de 34,29 km de duplicações, faixas adicionais e terceiras faixas, além de melhorias como recapeamento, renovação de sinalização, e manutenção contínua da malha viária.


5. Como a concessão vai impactar o tempo de deslocamento na região?

Com a implantação dos contornos, estima-se que o tempo de deslocamento entre Belo Horizonte e Sete Lagoas será reduzido em mais de 27 minutos, o que representa uma economia de nove dias anuais no trânsito.


6. Quais são os benefícios previstos para os motoristas com o novo sistema de pedágio?

O sistema de pedágio será implementado com pórticos sem cancela, no modelo free flow, eliminando a necessidade de paradas para pagamento, o que proporcionará mais segurança e agilidade ao tráfego.


7. Qual é o impacto esperado para a geração de empregos com o projeto?

Espera-se a criação de mais de 24 mil empregos diretos e indiretos, além de importantes efeitos fiscais para os municípios, com a arrecadação estimada do Imposto Sobre Serviços (ISS) em torno de R$600 milhões.


8. Qual é o objetivo da concessão do Lote Rodoviário Vetor Norte?

A concessão visa melhorar a fluidez do tráfego, reduzir congestionamentos, aumentar a segurança nas rodovias e impulsionar o desenvolvimento social e econômico da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


9. Quais melhorias adicionais estão previstas no projeto para a segurança e mobilidade urbana?

Além dos contornos e duplicações, o projeto inclui a construção de novos viadutos, passarelas e pontos de ônibus, visando aumentar a fluidez e segurança para motoristas e pedestres, além de evitar mais de 2,5 mil acidentes nos próximos 10 anos.


10. Qual é a importância da Região Metropolitana de Belo Horizonte para o estado de Minas Gerais?

A Região Metropolitana de Belo Horizonte possui mais de 3,2 milhões de habitantes e é responsável por cerca de 15% do PIB de Minas Gerais, além de ser um dos mais importantes polos rodoviários do Brasil.