O PDDI é resultado de um debate público que estabeleceu como principal referência para o planejamento metropolitano integrado a construção de um sentido de cidadania metropolitana.
O objetivo deste plano diretor é construir um processo de planejamento metropolitano na RMBH envolvendo seus municípios, o estado de Minas Gerais, os órgãos federais ali atuantes, a sociedade civil organizada em seus movimentos sociais, associações empresariais e populares e também, os municípios que compõem o Colar e o Entorno Metropolitano.
O plano contém uma Proposta de Reestruturação Territorial Metropolitana e aborda quatro eixos temáticos integradores:
O Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte é um instrumento, orientado pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH), que permite a organização das diversas áreas que são de interesse comum da metrópole e o estabelecimento das diretrizes para o uso e a ocupação dessas áreas. Foram definidas as Zonas de Interesse Metropolitano – ZIMs – territórios delimitados em que o interesse metropolitano prevalece sobre o local, e as Áreas de Interesse Metropolitano – AIMs – porções do território voltadas para a implementação de políticas do PDDI.
Anexo I: Mapas das ZIM kml | shp
Anexo II: Parâmetros Urbanísticos por Macrozona
Anexo III: Parâmetros Provisórios das ZDEMs
Anexo IV: Glossário
Anexo V: Diretrizes Viárias de Referência para Novos Parcelamentos do Solo
Anexo VI: Mapa das Diretrizes Espaciais da Rede de Centralidades Metropolitanas
Anexo VII: Mapa de Delimitação das ZIM