Moradores da região metropolitana discutem propostas apresentadas no diagnóstico do Plano de Habitação de Interesse Social da RMBH

Documento apresentou os desafios para o desenvolvimento de uma política habitacional integrada e eficaz

Na noite dessa quinta-feira (13/6), foi realizada uma atividade pública para apresentar o diagnóstico preliminar do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PMHIS-RMBH). O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Agência RMBH no YouTube, contou com a participação de representantes do Governo de Minas Gerais, prefeituras da região metropolitana, entidades da sociedade civil e comunidade em geral.

O diagnóstico preliminar, elaborado pela Agência RMBH em parceria com a Latus Consultoria, traça um panorama da situação habitacional na RMBH, incluindo o déficit habitacional, as características das moradias existentes, o perfil das famílias em situação de vulnerabilidade e os desafios para o desenvolvimento de uma política habitacional integrada e eficaz.

De acordo com o diagnóstico, a RMBH possui um déficit habitacional de cerca de 180 mil unidades, sendo que a maioria se concentra na periferia da região metropolitana. As principais causas do déficit são o alto custo da terra e da construção, a falta de acesso a crédito e a inadequação da renda das famílias.

O diagnóstico também aponta que as moradias existentes na RMBH apresentam problemas diversos, como falta de saneamento básico, inadequação estrutural e superlotação urbana. Além disso, as famílias em situação de vulnerabilidade habitacional geralmente residem em áreas de risco ou com infraestrutura precária.

“A atividade pública foi uma oportunidade para a comunidade conhecer os resultados do diagnóstico e apresentar suas sugestões para o desenvolvimento do PMHIS-RMBH. Diversos participantes se manifestaram, destacando a importância de garantir o acesso à moradia digna para todas as famílias da RMBH”, destaca o diretor-geral da Agência Metropolitana, Marcus Vinicius Lopes.

Próximos Passos

O Governo de Minas, por meio da Agência RMBH, seguirá trabalhando na elaboração do plano, com a participação da sociedade civil e dos municípios da região metropolitana. A expectativa é que o plano seja um instrumento eficaz para a promoção do direito à moradia digna e para o desenvolvimento urbano sustentável da Grande BH.

Os resultados do diagnóstico servirão de base para definir diretrizes, programas e projetos para enfrentar os desafios habitacionais da RMBH. O plano está previsto para ser finalizado até o final deste ano.