ALMG oferece atividades para legislativos municipais

02/05/2017 11h32

Fonte: ALMG

Servidores e vereadores podem se inscrever até 1º de junho para cursos que serão realizadas na Escola do Legislativo.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) oferece, em maio e junho, três atividades presenciais para auxiliar vereadores e servidores de câmaras municipais mineiras a exercer as funções inerentes ao mandato eletivo: Redação Oficial; A Função Fiscalizadora do Poder Legislativo; e Parlamento Digital.

Os cursos serão realizados na Escola do Legislativo (Avenida Olegário Maciel, 2.161, Lourdes – Belo Horizonte), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e integram o terceiro bloco do Programa de Capacitação em Poder Legislativo Municipal.

Redação Oficial tratará da linguagem utilizada na redação de ofícios, requerimentos, indicações e atas sucintas de reuniões de Plenário; tópicos de gramática, como utilização das formas de tratamento, organização textual, adequação ao contexto de uso, e uso da vírgula e dos pronomes demonstrativos. As datas disponíveis para o curso são 10/5 (turma 1), 15/5 (turma 2) e 7/6 (turma 3).

A Função Fiscalizadora do Poder Legislativo vai abordar as funções do Poder Legislativo; os instrumentos para efetivação do controle externo, tendo como referência o exercido pela Assembleia; a Comissão Parlamentar de Inquérito, entre outros assuntos. As datas disponíveis são 11/5 (turma 1), 16/5 (turma 2) e 8/6 (turma 3).

O curso Parlamento Digital será ofertado nos dias 12/5 (turma 1), 17/5 (turma 2) e 9/6 (turma 3). Comunicação pública, o Parlamento na internet, redes sociais, Parlamento digital e democracia participativa serão alguns dos tópicos discutidos em sala de aula.

Como participar – Os pedidos de inscrição devem ser enviados até o dia 1º de junho para o e-mail escola.eventos@almg.gov.br, informando o título da atividade; a turma/data escolhida; o nome completo; CPF; câmara municipal de origem; e-mail; endereço e telefone para contato.