O Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), em
parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), deu início ao processo de elaboração do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PMHIS-RMBH). Este plano tem como objetivos integrar e direcionar a política habitacional nos municípios que compõem a região metropolitana. Também deverá servir como uma referência para o desenvolvimento dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social dos municípios da região.

O PMHIS-RMBH foi estruturado para oferecer um conjunto de diretrizes fundamentais à evolução da política habitacional, assegurando o direito à moradia digna. O plano deverá trazer elementos para que os agentes públicos e privados possam enfrentar os desafios urbanos relacionados à escassez de infraestrutura, à carência de saneamento básico, à falta de acessibilidade, à fragilidade das estruturas habitacionais e do ambiente ao seu redor, entre outros aspectos.

Este processo de construção do PMHIS-RMBH é dividido em quatro etapas distintas: Proposta Metodológica, Diagnóstico, Plano de  Ação e, por fim, Resumo Executivo. É fundamental a participação de todos os envolvidos para assegurar a elaboração de um plano com soluções integradas, considerando a diversa e complexa realidade dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e dos 16 municípios do Colar Metropolitano.

Para mais informações sobre a construção do PMHIS-RMBH clique aqui.