Programa “Agência no Seu Município” visita Florestal

O município de Florestal foi o segundo contemplado com o retorno presencial do programa “Agência no Seu Município”. Na tarde dessa sexta-feira (5/2), a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa, e o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, foram recebidos pela equipe municipal.

Na ocasião, os representantes da Agência RMBH compreenderam as demandas locais de planejamento urbano, fortaleceram o apoio frente à situação decorrente da pandemia e reforçaram a continuidade do trabalho na revisão do Plano Diretor do município.

“O programa ‘Agência no seu Município’ foi uma iniciativa criada para aproximar a Agência RMBH dos gestores e dos cidadãos dos municípios metropolitanos. É um privilégio para nossa equipe ser recebida nos municípios com tanto cuidado e poder ouvir as experiências e as demandas de cada cidade da RMBH, onde a vida das pessoas realmente acontece. A recepção em Florestal foi muito especial. O prefeito e sua equipe nos acolheu com tanta disposição e comprometimento que pudemos nos debruçar sobre as principais políticas do município. Com certeza retornaremos a Florestal e agradecemos o entusiasmo que nos rendeu mais ânimo para executar nosso programa com as prefeituras municipais”, destacou a diretora-geral, Mila Corrêa da Costa.

De acordo com o prefeito de Florestal, a reunião com os representantes da Agência RMBH foi dinâmica e produtiva. .

Plano Diretor

Florestal é um dos seis municípios a receber apoio técnico da Agência RMBH atualmente. “A Prefeitura de Florestal está muito bem preparada para revisar o principal instrumento de planejamento e gestão do município, o Plano Diretor. Ele garante que os cidadãos terão suas necessidades e expectativas contempladas nos projetos da Prefeitura. A Agência RMBH dará o apoio técnico trabalhando junto com o executivo, legislativo e sociedade civil”, afirmou o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira.

O Plano Diretor de Florestal deverá atender os requisitos do art. 42-B da Lei Federal 10.257 de 10 de julho de 2001, denominada Estatuto da Cidade. Todas as etapas da elaboração da proposta de revisão também deverão se pautar pela ampla participação democrática, com a promoção de audiências públicas e debates com a população, bem como a publicidade de todos documentos e informações produzidas.